LIMITES
ORIENTAÇÕES E
DICAS
Educar
é papel da família. Nem sempre é fácil, porém é necessário para o
desenvolvimento saudável da criança. Nesse processo, todos da família devem
estar envolvidos para que não venha comprometer a dinâmica existente. A criança
aprenderá, ao ver e ouvir, que todos pensam da mesma forma. A internalização de
regras, normas, princípios e valores ocorrem de forma gradual. Portanto sempre
poderá ser revista e reformulada. Segue abaixo algumas dicas:
Qual o papel de cada um?
PAIS: Orientar, educar, dar
limites, acompanhar... Educar exige esforços...
AVÓS: Apoiar os pais,
orientar seguindo a mesma filosofia.
·
Dar
limites não significa bater na criança, muito menos desmerecê-la. Sempre que
necessitar, chame a atenção do seu filho. Deixe claro que deve mudar seu comportamento e não a pessoa que
ele é!
·
Ao
orientar a criança explique o que você deseja. Se falar apenas “não faça!” a
criança entenderá que deve parar, contudo poderá repetir o comportamento em
outro momento. É de extrema importância que os pais informem como gostariam que
seu filho procedesse a fim de que internalize a nova informação.
·
Toda
informação e orientação devem ser claras. Evite iniciar ordens com negativas
(“Não pegue o sapato!”). Inicie ordens de forma positiva (“Peque sua mala!”).
Facilita na compreensão da atitude a ser executada!
·
Criança
necessita de regras, horários e rotina. As regras
deverão ser claras e objetivas, esclarecendo as consequências em caso de
infração. Todos deverão ter uma única fala.
Horários e rotinas envolvem a
supervisão inicial dos pais ou responsáveis até que a criança esteja habituada.
·
A
frustração é essencial ao ser humano. Sem frustração não há empatia (colocar-se
no lugar do outro!).
·
Procure
observar quando seu filho está realmente sofrendo com alguma situação e quando
ele está fazendo “birra”.
·
Não
tome as dores de seu filho como se fossem suas. Analise a situação de forma
neutra e parcial, para então tomar a melhor decisão e orientar a criança.
·
É
importante a criança ver o adulto expressar seus sentimentos. Serve como modelo
de atuação em situações de conflito.
·
Reforce
sempre o que a criança tem de bom!
Luciana Haluch de Bastos –
Professora/ Pedagoga/ Psicóloga/ Especialista em Educação Especial /
Habilitada em Avaliação e Estimulação Precoce/ Credenciada em Avaliação
Psicoeducacional pela SEED.
Lucivani Suzilmar Totti de
Bastos – Pedagoga/ Especialista em Educação Especial , Processos Pedagógicos e
Psicopedagogia/ Habilitada em Avaliação e Estimulação Precoce/ Credenciada em Avaliação
Psicoeducacional pela SEED.
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