quarta-feira, 16 de abril de 2014

Alunas do curso de Pedagogia fazem visita técnica no CAEP - Centro de Avaliação e Estimulação Precoce Professora Marilene Scrippe
      Nos dias 11 e 14 de abril de 2014, a diretora ELIZANDRA PLANTES DE MEIRA MOLLETTA recepcionou um grupo de alunos de Pedagogia que, sob orientação da Professora e Psicopedagoga Loriane, veio conhecer a funcionalidade deste Centro.
      Agradecemos o parecer da nossa Secretária de Educação Neide Ferraz Setim, que mais uma vez enalteceu a importância do Centro de Avaliação e Estimulação Precoce Professora Marilene Scrippe.

 

As alunas do 7º período do curso de pedagogia da FAMEC visitaram nesta sexta-feira (11), o Centro Municipal Especializado de Avaliação e Estimulação Precoce Professora Marilene Scrippe (CAEP) da Secretaria Municipal de Educação, para conhecerem o trabalho realizado pelo Centro.

O CAEP tem como finalidade diagnosticar para intervir precocemente nas dificuldades visando o pleno desenvolvimento infantil. Atualmente realiza 640 atendimentos mensais. Atende crianças de 0 a 5 anos, que são encaminhadas para o CAEP pelos CMEIs, CEIS, pela Saúde (fonoaudiologia, fisioterapia,otorrinolaringologista, neurologia) e pela comunidade quando se enquadram nos seguintes aspectos: bebê de risco, atraso global no desenvolvimento, altas habilidades/superdotação e dificuldades de aprendizagem.

Depois de feita a triagem, são inclusas na rede de atendimento e encaminhadas aos programas de:
·         Estimulação Precoce – identifica as habilidades e necessidades específicas do desenvolvimento infantil, elaborando um plano de intervenção contemplando a criança, escola e família. O atendimento é individual à criança e especializado a cada faixa etária.
·         Ludoteca – momento de interação do profissional, criança e família. Propõe ações de acordo com as fases do desenvolvimento infantil.
·         Orientação Psicológica Familiar: realiza intervenções com as crianças, suas famílias e com toda a comunidade escolar, concentrando sua ação nos aspectos que dizem respeito aos processos de desenvolvimento humano, de aprendizagem e das relações interpessoais.
·         Avaliação Precoce: as crianças são avaliadas no seu desenvolvimento infantil.
·         Serviço Itinerante: tem como objetivo articular informações e orientar os profissionais que atendem esta criança na Unidade de Ensino sobre o desenvolvimento, bem como a implantação de estratégias inovadoras de trabalho para as respectivas crianças.

“Os serviços do CAEP são essenciais por diagnosticar precocemente e buscar o melhor atendimento para a necessidade apresentada”, disse a secretária de Educação, Neide Setim.
A professora Loriane Ferreira revelou que o objetivo é de que “os alunos de pedagogia conheçam e vivenciem os processos da Educação Especial e da Inclusão. Como o CAEP é referência de São José dos Pinhais no atendimento às crianças que necessitam de atendimento de estimulação, a visita irá enriquecer os conteúdos dados em sala de aula”.


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